NORM / GABINETE de ARQUITECTURA surge como síntese do trabalho conjunto entre vários contextos diferentes: culturais, académicos e profissionais; tal lastro informa - e enforma - cada visão, tornando-a distinta da outra, no seu pensar, discurso e posicionamento; a norma, como referência padrão e medida última das coisas, produzirá o desejado encontro, arrumando o desenho e as prioridades.
Interessa-nos a possibilidade de trabalhar com diferentes programas e escalas, em projectos de raiz ou reabilitando pré-existências, com carácter definitivo ou pela singular oportunidade do efémero; trabalhar com materiais crus, respeitando a sua génese; trabalhar com o tempo e os anseios das premissas que se nos apresentam, equilibrando-os na gestão delicada de todos ingredientes; e sempre tudo acompanhando, discutindo e afinando desde os primeiros estudos até ao encerrar da obra produzida, sendo esse o nosso compromisso.
Luís Ferreira Neto / Évora (PT), 1976
Viveu a sua infância e juventude no Funchal, de onde parte em 1994, para ingressar no Ensino Superior.
Licenciou-se em Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa em 2001.
Integrou as equipas de projecto dos ateliers de Nuno Mateus e José Mateus / ARX Portugal [2002-2007], de Luís Pedra Silva / Pedra Silva Arquitectos [2007] e da Divisão de Projectos e Obras da APL – Administração do Porto de Lisboa [2007], onde participou na elaboração de inúmeros projectos, de diversas tipologias e escalas.
Colaborou com a Cultour na concepção e como guia de Visitas de Arquitectura [2007-2016].
Foi vogal do Conselho Directivo Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos [2011-2013], tendo assumido o pelouro da Encomenda, tema sobre o qual se tem debruçado amiúde, nomeadamente na sua relação com a regulação do Exercício Profissional; foi também vogal do Conselho Nacional de Admissão [2014].
Desenvolveu em co-autoria com Pedro Machado Costa / Machado Costa Arquitectos Associados, uma série de projectos para Concursos de Concepção, públicos e privados, nacionais e internacionais [2016-2019].
Desde 2008 mantém actividade profissional própria com Ingrid Murer, onde desenvolve e coordena diversos projectos, alguns em co-autoria e/ou associação com outros arquitectos e/ou gabinetes de arquitectura.
Paula Rodrigues / Beja (PT), 1977
Viveu a sua infância e juventude no Beja, de onde parte em 1995.
Iniciou a sua práctica profissional nos ateliers de Alberto Caetano [2000-2001], adquirindo experiência na área da reabilitação; e de Artur Rosa [2002-2003], onde colaborou no projecto da Estação de Metro do Terreiro do Paço. Estabelece-se em atelier próprio [2003-2011], período em que adquire experiência profissional em Direcção de obra; somando também colaborações regulares com Promontório Arquitectos e RA+TR Arquitectos. Segue depois para o Qatar, onde colabora com Promontório Arquitectos no seu escritório em Doha [2014-2019], assumindo a direcção de projectos no âmbito da Hotelaria, na região do Médio Oriente. Regressa a Portugal, mantendo as colaborações com estes dois ateliers.
Ingrid Murer / Murau (AT), 1972
Viveu a sua infância e juventude em Murau, de onde parte em 1990, para iniciar a sua formação profissional e académica.
Iniciou o seu percurso no Restauro e Conservação de Património com ênfase na actividade práctica, que apoiou com formações em História de Arte [Universidade de Viena, 1990-1991] e Química [TU Graz, 1991-92], e complementou com estudos superiores no Kolleg für Restaurierung und Ortsbildpflege na HTL Krems [1992-1994]. Durante esse período participou em obras de restauro para a Direcção da Conservação do Património na Cartuxa de Mauerbach [Demkmalpflegeamt Außenstelle Kartause Mauerbach, 1993 e 1998] e em projectos de recuperação em vários ateliers de aquitectura. Em 1994 iniciou a formação académica em Arquitetura na Universidade Técnica de Viena, tendo passado ainda pela RWTH Aachen [1999-2000] no âmbito do Programa Erasmus. Foi Assistente de Investigação no Institut für Raumgestaltung, sob a coordenação da Prof. Arch. J.H. Jourda [2000-2002].
Licenciou-se em Arquitectura pela Technische Universität Wien em 2002.
Ruma a Lisboa em 2003 onde assumiu a coordenação de concursos de língua Alemã na ZT Arquitectos / Thomas Zinterl [2003-2006], maioritariamente na área de Equipamentos Escolares; integrando depois a equipa do Promontório Arquitectos [2006-2007] na área do Retail.
Desde 2007 colabora com a Cultour na concepção e realização de Visitas guiadas de Arquitectura.
Colaborou ainda com a Mare Verlag GmbH & Co., na produção de um livro de fotografia da autoria de Jan Windszus, sobre a cidade de Lisboa [2011-2013].
Desenvolveu, em co-autoria com Pedro Machado Costa / Machado Costa Arquitectos Associados, uma série de projectos para Concursos de Concepção, públicos e privados, nacionais e internacionais [2016-2019].
Desde 2008 mantém actividade profissional própria com Luís Ferreira Neto, onde desenvolve e coordena diversos projectos, alguns em co-autoria e/ou associação com outros arquitectos e/ou gabinetes de arquitectura.
Em 2020, fundam o atelier NORM / GABINETE de ARQUITECTURA.
Kali Kapsali (2025 - ... )
Antigos colaboradores
Bárbara Cardoso Fachada (2021-2024)
Associou-se à NORM no desenvolvimento dos projectos e na sua implementação em sistema BIM
A nossa rede:
PROMONTÓRIO, Arquitectos
TernulloMelo, Architects
Andreia Tomé, Arquitecta
Lines & Narratives, Arquitectura e Consultoria
Baldios, Arquitectos Paisagistas
OpenGreen, Arquitectura Paisagista
Blueorizon, Projectos de Engenharia e Certificação Energética
Pedro Viegas, PFV Engenharia
Daniel Maio, Engenheiros
CoreProjects, Engenharia
Marlene Roque, ArquitecturaTiago Lopes, SDBIM Engeneering
Alight, Lightening Solutions